15 fevereiro 2010

Cuidados com seu cachorro no verão

O verão está aí, firme e forte com o sol, com altas teperaturas, e portanto com muito mais perigo de desidratações e queimaduras solares. E devemos dobrar nossa atenção com nossos animais de estimação, principalmente nos dias extremamente quentes.
Uma das prioridades, é mantermos sempre seus potes com água fresca, limpa e na sombra, e não exagerarmos na alimentação, aumentando o numero de vezes de ração, e em menores quantidades.
Sempre passear em horarios frescos, das 8:00 - 10:00 e das 16:00 em diante, e após longos passeios, molhá-los bastante, baixando assim a temperartura de seus corpos.
Não transportá-los nas traseiras de caminhonetes, sem a devida proteção, e sim com capotas e janelas para que haja ventilação, e JAMAIS deixá-los sozinhos no carro, nem com vidros abewrtos, nem por 3 minutos que seja, é altamente perigoso e irresponsável por parte do proprietário do animal.
Portanto, fiquem atentos a qualquer sinal de desidratação e hiperventilação: respiração acelerada, olhos muito abertos e inquietos, e movimetos corporais inquietos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando o cão está entrando em choque? Como faço para saber isso?
Abraço

Mariana Hofling disse...

Existem alguns sintomas que podemos percebem, como: extremamente agitado, respiração acelerada, a lingua roxa(falta de circulação), muitas vezes desmaiando, em extremo caso.
è preciso ficar alerta, e sempre que possivel após passeios em dias quentes, molhar o cachorro, para diminuir sua temperatura.