12 novembro 2014

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL


O que é.

É introduzir elementos originais, simples, criativos e de fácil interação na área onde o cão passa seu tempo, oferecendo possibilidades para o cão expressar seu comportamento natural e, principalmente, ter oportunidades de escolha.

O ambiente não precisa ser ‘selvagem’. Mas precisa permitir que o cão haja de forma natural.

Porque utilizar.

Porque torna o ambiente menos óbvio, aumentando o desafio e a complexidade. Além disso, cria imprevistos durante o dia do cão, gerando novos estímulos físicos e mentais.

Uma vez que permite ao cão expressar seu comportamento natural e oferece oportunidades de escolha, contribui para evitar estereotipias e contribuir com a saúde e bem-estar dos cães.

Benefícios.

Ao ter condições de desenvolver comportamentos tidos naturais à sua espécie, os cães estarão em harmonia, transferindo este sentimento para a relação como o dono.

Além disto, o cão terá maior capacidade física e mental, ficará mais relaxado e menos destrutivo. Uma série de problemas comportamentais se reduz e os cães tornam-se mais equilibrados e motivados. Todos estes benefícios se convertem em mais saúde e bem-estar para seu cão.

Os cinco tipos.

1. Alimentar: os cães têm a possibilidade de receber o alimento de formas variadas, fugindo da rotina e do tédio na hora da alimentação.

2. Sensorial: introdução de elementos que estimulam os cinco sentidos dos cães, além de disponibilizar diferentes tipos de pisos que, naturalmente, estimulam a sensação tátil do cão sempre que ele se movimenta pelo espaço.

3. Físico: novos ambientes são formados por meio de brinquedos e elementos físicos permitindo que o cão simule tocas, obstáculos, locais para subir e descer, alturas distintas, etc.

4. Cognitivo: a capacidade mental do cão é estimulada por meio de jogos desenvolvidos especialmente para cães. São 10 jogos diferentes, com variados níveis de dificuldade, garantindo novidade e estímulo.

5. Social: por meio de áreas específicas, os cães são apresentados a outros cães e interagem com membros de mesma espécie com segurança e sob supervisão de pessoas treinadas.

Nenhum comentário: